Perguntas Frequentes

A Piran Fomento é uma financeira?

Não, pois uma financeira empresta dinheiro ao cliente mediante a cobrança de uma taxa de juros mensal, podendo captar fundos de terceiros para sustentar suas atividades. A factoring, por sua vez, adquire títulos de crédito de seus clientes (duplicatas, cheques, entre outros), mediante cobrança do fator de desconto pela transação.

A Piran Fomento faz empréstimos?

Não, uma factoring faz um adiantamento de recebíveis futuros.

Quem pode contratar?

Empresas de todos os segmentos de mercado, seja indústria, comércio ou prestação de serviços, com faturamento superior a R$ 12 milhões ao ano, que tenham como clientes outras empresas e que vendam a prazo.

Como funciona a visita?

Um dos nossos executivos se dirige à sede de sua empresa com o objetivo de conhecê-lo pessoalmente, conhecer a dinâmica de funcionamento da sua empresa e esclarecer dúvidas para que possamos atendê-lo de forma eficaz.

A Piran Fomento faz agiotagem?

Não. Agiota é a pessoa física que faz uso de recursos próprios para realizar empréstimos mediante juros tratados entre ele e o cliente, também pessoa física. Não existem contratos, garantias ou qualquer tipo de regulamentação para esta prática. Já a atividade do factoring trata-se de uma prática legal e que traz garantias de direitos e deveres para os dois lados – faturizada e faturizadora, ambas pessoas jurídicas - além de contar com o amparo e regulamentação da Constituição Federal e pelo Código Civil.

A Piran Fomento faz troca de cheques do próprio emitente?

Não, uma factoring antecipa recursos provenientes de ativos já existentes, com vencimentos futuros e devidos por terceiros que não o próprio contratante.

A Piran Fomento trabalha com juros altos?

Não existe cobrança de juros no fomento mercantil, pois não somos empresas financeiras como os bancos, mas sim a cobrança do fator de desconto mediante as transações realizadas, que existe para cobrir os riscos inerentes ao negócio, como a inadimplência dos sacados, impostos incidentes e remuneração do capital.

Por que a Piran Fomento atende e os bancos optam, muitas vezes, em não atender clientes com dificuldade financeira?

Diferente dos bancos, a Piran Fomento trabalha no "risco-sacado”, ou seja, a análise de risco cairá sobre quem irá pagar o título. Com esse enfoque, atendemos clientes que estão com dificuldade financeira, mas que trabalham de forma séria para superar as dificuldades e crescer em seus segmentos.

Em quanto tempo consigo realizar uma operação junto à Piran?

O prazo entre o cadastro do cliente e a liberação do recurso é variável de acordo com a operação mas a Piran entende que a necessidade de seu cliente deve ser resolvida no menor tempo possível.

Ainda tem dúvidas?

Use o formulário abaixo e envie sua pergunta para nós.